JOPEF Dance Festival

REGULAMENTO

01 – APRESENTAÇÃO

O Jopef Dance Festival 2024 será realizado entre os dias 30 de maio e 02 de junho. O evento terá sessões à tarde e à noite, conforme programação;

O Festival será dividido em mostra e competição, nas categorias baby, infantil, júnior, sênior, adulto e terceira idade;

Os trabalhos coreográficos podem ser inscritos como: ballet clássico, ballet clássico de repertório, ballet neoclássico, contemporâneo, danças urbanas, estilo livre e jazz;

O Festival está sendo organizado e é de responsabilidade da Espetáculo Produções e Danças juntamente com a Korppus Eventos.
 
Dúvidas deverão ser enviadas para:
jopef@espetaculopd.com.br
Whatsapp 41 991824179
@espetaculoproducoesedancas

ATENÇÃO: O NÚMERO DE TELEFONE PARA INFORMAÇÕES MUDOU, ATUALIZE EM SEUS CONTATOS! Whatsapp 41 991824179

02 – LOCAL DE REALIZAÇÃO

O evento será realizado no Teatro Fernanda Montenegro, realizado dentro do Shopping Novo Batel – R Cel. Dulcídio, 517 – Curitiba/PR;

O palco tem tamanho com linóleo 10×9 e conta com 03 coxias de cada lado;

Haverá iluminação e iluminador disponível no momento das apresentações, contando com 5 focos, corredores, laterais e diagonais, além de cores em LED.

03 – MOSTRA COMENTADA

A mostra de dança é um espaço destinado à apresentação de trabalhos dos grupos de dança, não possuindo caráter competitivo. As coreografias inscritas nessa opção, também recebem avaliações qualitativas.

04 – COMPETIÇÃO

Os trabalhos serão analisados por uma banca de jurados de expressão no cenário artístico da dança, avaliando a técnica, musicalidade, composição coreográfica e qualidade artística;
 
A competição será dividida nas seguintes categorias: BABY (somente estilo livre), INFANTIL, JÚNIOR, SÊNIOR, ADULTO E TERCEIRA IDADE (somente estilo livre).

Os comentários serão realizados por áudio e, após as apresentações, os grupos terão acesso às notas dos jurados, concorrendo aos troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares.

05 – PASSAGEM DE PALCO

Os grupos que tiverem interesse em realizar a passagem de palco, deverão assinalar no momento da sua inscrição. Após envio, não poderá mais ser solicitada;

A passagem de palco será no mesmo dia das apresentações, das 08h às 15h00min, com horários definidos pela organização do evento e divulgados via instagram e whatsApp;

O horário de ensaio de palco será o tempo de sua coreografia mais 50% do tempo para acertos técnicos, válido para duos, trios e conjuntos;

Os solos terão tempo de reconhecimento de palco a ser organizado por modalidade/categoria, elaborada pela Comissão do evento e o horário não poderá ser alterado;

O não comparecimento no horário estipulado implicará na perda do direito da passagem do palco;

Não serão feitos testes de luzes durante o ensaio de palco;

Obrigatória a presença de um responsável (coreógrafo, assistente ou diretor) junto ao controle de luz e som no momento do ensaio – SENDO PERMITIDO APENAS A PRESENÇA DE UMA PESSOA NO MOMENTO DA APRESENTAÇÃO;

OS GRUPOS QUE REALIZAREM OS CURSOS DE DANÇA OFERECIDOS PELO EVENTO TERÃO PRIORIDADE, DESDE QUE COMUNIQUEM A ORGANIZAÇÃO PARA QUE ISSO SEJA CONSIDERADO NA ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA DE ENSAIOS.

06 – CATEGORIAS E TEMPOS
 
CATEGORIAS:
 
Baby (somente estilo livre) – Nascidos entre os anos de 2019 e 2021 – Tolerância de 30% de idade superior referente a categoria subsequente;
Infantil – Nascidos entre os anos de 2014 e 2018 – Tolerância de 30% idade superior referente a categoria subsequente;
Júnior – Nascidos entre os anos de 2010 e 2013 – Tolerância de 30% idade superior referente a categoria subsequente;
Sênior – Nascidos entre os anos de 2007 e 2009 – Tolerância de 30% idade superior referente a categoria subsequente;
Adulto – Nascidos entre os anos de 1975 a 2006 – Não há tolerância para idades inferiores;
Terceira Idade (somente estilo livre) – Exclusivamente para nascidos antes de 1974.
 
Observação: As tolerâncias são concedidas apenas para CONJUNTOS;
 
TEMPOS:
 
Os grupos poderão apresentar seus trabalhos nos subgêneros solo, duo, trio e conjunto;
 
– Solos e Variações: tempo até 3 minutos;
– Duos e Pas de Deux: tempo até 4 minutos;
– Trios e Pas de Trois: tempo até 4 minutos;
– Conjuntos: tempo até 5 minutos (a partir de 4 bailarinos).
– Não há tolerância no tempo da coreografia. Essa é a minutagem máxima;
– O tempo da música indicado na inscrição, não poderá ser aumentado na hora do envio da faixa.

07 – GÊNEROS

BALLET CLÁSSICO DE REPERTÓRIO – Coreografias que seguem o repertório criado na época, tanto o figurino quanto as músicas. A escolha da obra deverá ser da escola/cia de dança. A escolha do uso de pontas deverá ser do professor/ensaiador, reconhecendo a qualidade técnica do(a) seu/sua bailarino(a).

BALLET CLÁSSICO – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) utilizando técnica do ballet clássico e músicas clássicas, com ou sem uso de pontas.

BALLET NEOCLÁSSICO – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) utilizando técnica do ballet clássico, podendo ter fusão de outras técnicas, com músicas livres, com ou sem uso de pontas.

CONTEMPORÂNEO – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) que adotem os conceitos da pós-modernidade e trabalhem com pesquisa de movimentos (exemplos de técnicas: Graham, Cunningham, Limón).

DANÇAS URBANAS – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) que sigam as diferentes linhas e estilos do gênero como hip hop, freestyle, popping, locking, break e outros.

JAZZ – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) de todas as linhas do gênero (exemplos: lyrical, modern, broadway, etc).

ESTILO LIVRE – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) que não se enquadrem nos outros gêneros por apresentar fusões de técnicas ou outra modalidade que não haja gênero específico no evento.

08 – SELEÇÃO POR VÍDEO – SOLOS COMPETIÇÃO

Todos os(as) solistas, incluindo variações, deverão passar por seleção por vídeo. A Comissão Organizadora, bem como profissionais convidados, avaliarão quesitos técnicos e artísticos da coreografia apresentada. Não serão avaliados figurinos, cenários e ambiente. Ou seja, a gravação pode ser realizada em palco, sala de aula ou espaço alternativo, desde que não prejudique o desempenho do(a) solista.

O vídeo apresentado pode ser parcial, com a coreografia ainda não finalizada, desde que o tempo mínimo do vídeo seja de 1 minuto e quinze segundos (exceto ballet clássico de repertório). É responsabilidade do(a) coreógrafo(a) finalizar a coreografia até a data limite para envio da faixa de áudio.

O link do vídeo deve ser compartilhado no momento da inscrição e estar disponível para acesso de qualquer pessoa com link, podendo ser pelo drive, onedrive ou pelo youtube. O arquivo não poderá ser excluído até 19/04/2024, sob pena de reprovação.

Haverá uma tolerância de 03 dias para envio do comprovante de pagamento, após esse prazo, o vídeo será deletado e não será encaminhado para a seleção. O valor da taxa de avaliação é de R$20,00 por solo.

Não serão divulgadas notas de avaliação, apenas o resultado final.

Não haverá devolução da taxa de seleção por vídeo em caso de não aprovação.

O prazo para envio do vídeo é 10/04/2024. O resultado será divulgado até o dia 19/04/2024.

09 – TAXAS

Valores referentes por bailarino: INSCRIÇÕES DE 05 DE FEVEREIRO ATÉ 26 DE ABRIL OU ESGOTAREM AS VAGAS (SOLOS COMPETIÇÃO ATÉ 10/04):

  MOSTRA COMPETIÇÃO
Grupos R$ 50,00 R$ 70,00
Trios R$ 70,00 R$ 85,00
Duos R$ 80,00 R$ 95,00
Solos R$ 90,00 R$20,00 taxa de seleção + R$ 100,00 (em caso de aprovação);


Apenas um coreógrafo será ISENTO DE TAXA (exceto em solos, duos e trios, caso o coreógrafo também seja bailarino);

Para assistentes, diretores e segundo coreógrafo, o valor de inscrição é de R$ 35,00;

O bailarino que dançar mais de uma coreografia NA COMPETIÇÃO PELO MESMO GRUPO terá um desconto de 20% NO VALOR FINAL DE TODAS as suas inscrições. Ex: 1 duo + 1 conjunto = R$165 – 20% = R$132,00

OBRIGATÓRIA A INSCRIÇÃO DE UM ASSISTENTE/DIRETOR PARA ALTERNAR CABINE DE SOM/CAMARINS/COXIA COM O COREÓGRAFO. O ASSISTENTE NÃO DEVERÁ ESTAR INSCRITO COMO BAILARINO EM OUTROS GRUPOS E DEVERÁ TER UM CONHECIMENTO PRÉVIO DA COREOGRAFIA QUE SERÁ APRESENTADA. SÓ SERÁ PERMITIDA A PRESENÇA DE UM RESPONSÁVEL NA CABINE, DURANTE AS APRESENTAÇÕES;

LIMITADA A APRESENTAÇÃO DE ATÉ 20 COREOGRAFIAS POR GRUPO/ESCOLA/CIA/RESPONSÁVEL/COREÓGRAFO, INCLUINDO OS SOLOS SELECIONADOS; CASO HAJA INTERESSE EM MAIS INSCRIÇÕES, RESPEITARÁ A LISTA DE ESPERA.

AS VAGAS SÃO LIMITADAS E PODEM ENCERRAR A QUALQUER MOMENTO.

Dados para pagamento
PIX
Chave Pix: jopef@espetaculopd.com.br

Transferência:
Banco: 290 – Pagseguro
Agência: 0001 Conta Corrente: 09055192-0 (Pessoa jurídica)
Lissandra Kátia Rodrigues

NÃO SERÃO DEVOLVIDOS OS VALORES PAGOS.

10 – COMPONENTES DO JÚRI

Os componentes do Júri não deverão ter qualquer comprometimento profissional direto com escolas, academias ou grupos que se apresentarem no evento;

A divulgação dos vencedores da sessão será feita no mesmo dia, após a finalização das apresentações;

Os responsáveis pelos grupos receberão os comentários em áudio, pelo WhatsApp. As notas poderão ser retiradas na secretaria após as premiações;

As indicações aos prêmios especiais acontecerão em todas as sessões, caso haja.

11 – PREMIAÇÕES ESPECIAIS – COREOGRAFIAS INDICADAS PELOS JURADOS

– Premiação de R$ 700,00, para a apresentação DESTAQUE KIDS, com média superior a 90, indicado pelos jurados, podendo ser solista ou grupo DENTRE AS CATEGORIAS BABY E INFANTIL;

– Premiação de R$ 1.000,00, para o melhor grupo júnior, com média superior a 90, indicado pelos jurados;

– Premiação de R$ 1.300,00, para o melhor grupo sênior, com média superior a 90, indicado pelos jurados;

– Premiação de R$ 2.500,00, para o grupo adulto, com média superior a 90, indicado pelos jurados;

– Premiação de R$ 750,00, para o grupo de terceira idade, com média superior a 90, indicado pelos jurados;

– Premiação de R$ 750,00, para o melhor bailarino indicado pelos jurados;

– Premiação de R$ 750,00, para a melhor bailarina indicada pelos jurados;

– Premiação de R$ 750,00 mais bolsa de estudos no Jopef 2024, para o(a) melhor coreógrafo(a) indicado pelos jurados;
 
As premiações especiais acontecerão apenas se houver indicação por meio da banca de jurados, EM TRABALHOS CUJA MÉDIA ATINJA A NOTA PARA PRIMEIRO LUGAR (ACIMA DE 90), sem a obrigatoriedade do evento premiar todas as categorias caso não haja indicados.
 
12 – CLASSIFICAÇÃO

Os trabalhos serão classificados pela média dos 3 jurados. Receberão o troféu, SOMENTE SE ALCANÇAR AS SEGUINTES NOTAS:
– 1º lugar: maior média acima de 90;
– 2º lugar: média imediatamente inferior ao 1º lugar e acima de 80;
– 3º lugar: média imediatamente inferior ao 2º lugar e acima de 70;
Para cada modalidade serão oferecidos troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar.

13 – INGRESSOS

Os ingressos serão vendidos conforme os seguintes lotes:

LOTE COMBO 2 EM 1
(15/04 a 29/04)
LOTE PROMO
(30/04 a 29/05)
LOTE NA HORA
(30/05 A 02/06)
R$80,00 INTEIRA
R$40,00 MEIA
R$50,00 INTEIRA
R$25,00 MEIA
R$60,00 INTEIRA
R$30,00 MEIA


– Todos os ingressos são vendidos por lotes dentro do referido prazo, ou seja, o prazo deve ser realizado na data;
– LOTE COMBO 2 EM 1: Refere-se ao combo vendido para 2 sessões DO MESMO DIA;
– Exceto o COMBO 2 EM 1, os ingressos referem-se a unidade por dia/sessão;
– Somente o ingresso COMBO 2 EM 1 dará direito a permanecer na plateia entre uma sessão e outra, desde que haja APRESENTAÇÃO DO INGRESSO CORRETO. Demais ingressos, entre uma sessão e outra, será necessário sair do teatro para entrar na fila novamente. Só haverá venda do combo no período exclusivo a ele;
– Haverá fila preferencial com local indicado para grávidas, pessoas com criança de colo, idosos, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes;
– As vendas acontecerão através do número 41 991824179 Lissandra (exclusivamente pelo whatsapp) e será solicitado o pagamento antecipado, com envio do comprovante na mesma data. NÃO HÁ RESERVA SEM PAGAMENTO.

ATENÇÃO: O NÚMERO DE TELEFONE PARA INFORMAÇÕES MUDOU, ATUALIZE EM SEUS CONTATOS! Whatsapp 41 991824179

14 – DISPOSIÇÕES GERAIS

O uso de pulseira de identificação durante o evento é obrigatório para a entrada no teatro, camarins e palco, sendo que o festival só disponibilizará 2ª via mediante pagamento no valor de R$20,00;

A entrada de bailarinos ocorrerá mediante disponibilidade de lugar, em lateral específica, a partir de uma fila que será liberada em momentos definidos pela organização, durante a programação. Caso a venda de ingressos da sessão ultrapasse 75% da ocupação total do espaço, A ENTRADA DE BAILARINOS DURANTE AS APRESENTAÇÕES NÃO SERÁ PERMITIDA, sendo liberada APENAS no momento das premiações;

Não poderá haver modificações nos dados constantes no formulário de inscrição após a entrega do mesmo;

É de responsabilidade de cada grupo a colocação e retirada de cenário do palco. Ressaltamos que não serão permitidos a utilização de animais vivos, crianças menores de 03 anos, água, fogo, material inflamável ou algum que possa prejudicar o evento ou a apresentação seguinte, sob risco de desclassificação;

Todos os participantes receberão certificados da efetiva participação do evento;

A INSCRIÇÃO SÓ É GARANTIDA APÓS O ENVIO DO FORMULÁRIO e COMPROVANTE DE PAGAMENTO DO VALOR INTEGRAL DO GRUPO. NÃO SERÁ PERMITIDO ENVIO DE COMPROVANTE INDIVIDUAL POR BAILARINO.

AS MÚSICAS DEVERÃO SER NOMEADAS (nome do grupo E coreografia – ex: Grupo Dance – Stars) e enviadas até o dia 26/04. Passada essa data, só serão aceitas no momento da passagem de palco do grupo, levando em consideração que o tempo para salvar e nomear cada música, SERÁ DESCONTADO DO TEMPO TOTAL DO GRUPO;

O número de coreografias dançadas por um mesmo integrante é livre e de responsabilidade do mesmo e de seu coreógrafo, tendo ciência de que elas podem ser dispostas em sequência próxima. A organização levará isso em consideração, mas não se responsabiliza por este fato na realização das ordens.

15 – PROGRAMAÇÃO PRÉVIA – PODE SOFRER ALTERAÇÕES

ENSAIOS – 08H ÀS 15H
Sessões 30/05 31/05 01/06 02/06
15h30 Ballet clássico, neoclássico, de repertórios e contemporâneo infantil e júnior Jazz infantil e júnior Danças urbanas infantil e júnior; Estilo livre júnior. Estilo livre baby, infantil e terceira idade.
18h30 Ballet clássico, neoclássico, de repertórios e contemporâneo sênior e adulto Jazz sênior e adulto Danças urbanas sênior e adulto; Estilo livre sênior e adulto ——-


As apresentações de MOSTRA poderão escolher o dia e sessão em que querem se apresentar, mediante vaga disponível. A mostra poderá acontecer antes ou após as competições, a critério da organização;

A organização pode alterar as datas das apresentações e competições conforme necessidade, avisando os responsáveis dos grupos com antecedência. Os grupos deverão ter disponibilidade para a data do evento, independente da sessão.

16 – CURSOS

Nesta edição, durante o festival, teremos aulas/workshops de dança contemporânea, ballet clássico, danças urbanas e jazz, em espaço anexo ao teatro, dentro do shopping. As aulas poderão ser adquiridas com valor especial aos participantes do festival.

Clique no nome do curso para se inscrever e consultar os conteudos completos:


 
Valores e descontos

Valores (01/02/2024 a 01/04/2024) Aula avulsa Combo 3 – Você escolhe Combo 5 – Você escolhe

Participantes festival (pix)

R$40,00 R$110,00 R$180,00
 
Valores (02/04/2024 a 20/05/2024) Aula avulsa Combo 3 – Você escolhe Combo 5 – Você escolhe

Participantes festival (pix)

R$50,00 R$130,00 R$200,00


Valores exclusivos para participantes do evento é para pagamento via pix;
Nos Combos 3 e 5, você poderá selecionar as aulas que quer realizar para obter o pacote promocional;

IMPORTANTE

A retirada dos materiais dos grupos será realizada EXCLUSIVAMENTE das 8h às 15h – Inclusive para grupos que não realizarem a passagem de palco;

Para os grupos participantes da competição, as carteiras de identidade ou certidões de nascimento deverão ser obrigatoriamente apresentadas PELO COREÓGRAFO OU RESPONSÁVEL, na retirada das credenciais. Pedimos que apenas os responsáveis se encaminhem à secretaria do evento;

Recomendamos aos grupos observarem detalhadamente a idade dos integrantes inscritos e o tempo de coreografia. Caso haja alguma divergência, a organização realocará AUTOMATICAMENTE à categoria que se adeque;

Será priorizada a divulgação digital, por isso, a programação será encaminhada via whatsApp;

O evento está liberado para uso de imagens dos participantes em redes sociais, materiais de divulgação e publicidades que envolvem o evento.

Os participantes deverão trazer mesmo que já enviada por e-mail a música em pendrive, apenas na extensão MP3.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

O formulário de inscrição estará disponível para preenchimento a partir do dia 05/02/2024. Para realizar sua inscrição, clique aqui.

 

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