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Regulamento JOPEF Dance Festival

01 – APRESENTAÇÃO

O Jopef Dance Festival 2022 será realizado entre os dias 16 e 18 de junho, no Teatro Fernanda Montenegro, localizado dentro do Shopping Novo Batel. O evento terá sessões à tarde e à noite, conforme programação;

O Festival será dividido em mostra e competição, nas categorias infantil, júnior, sênior, adulto e terceira idade;

Os trabalhos coreográficos podem ser inscritos como: ballet clássico, ballet clássico de repertório, ballet neoclássico, dança contemporânea, danças urbanas, estilo livre e jazz.

O Festival está sendo organizado e é de responsabilidade da Espetáculo Produções e Danças juntamente com a Korppus Eventos.

Dúvidas deverão ser enviadas para: jopef@espetaculopd.com.br ou via WhatsApp clicando no numero 41 9 99698176


02 – MOSTRA COMENTADA


A mostra de dança é um espaço destinado à apresentação de trabalhos dos grupos de dança, não possuindo caráter competitivo. As coreografias inscritas nessa opção, também recebem avaliações qualitativas.


03 – COMPETIÇÃO


Os trabalhos serão analisados por uma banca de jurados de expressão no cenário artístico da dança, avaliando a técnica, musicalidade, composição coreográfica e qualidade artística;

A competição será dividida nas seguintes categorias: INFANTIL, JÚNIOR, SÊNIOR, ADULTO E TERCEIRA IDADE, concorrendo aos troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares.


04 – PASSAGEM DE PALCO


Os grupos que tiverem interesse em realizar a passagem de palco, deverão assinalar no momento da sua inscrição. Após envio, essa opção não poderá ser alterada;
A passagem de palco será no mesmo dia das apresentações, das 08h às 14h30min, com horários definidos pela organização do evento e divulgados via instagram e whatsApp;
O horário de ensaio de palco será o tempo de sua coreografia mais 50% do tempo para acertos técnicos;
A ordem será elaborada pela Comissão do evento e o horário não poderá ser alterado;
O não comparecimento no horário estipulado implicará na perda do direito da passagem do palco;
Não serão feitos testes de luzes durante o ensaio de palco;
Obrigatória a presença do responsável (coreógrafo, assistente ou diretor) junto ao controle de luz e som no momento do ensaio.

GRUPOS QUE REALIZAREM OS CURSOS DE DANÇA OFERECIDOS PELO EVENTO, PODERÃO INFORMAR A ORGANIZAÇÃO PARA QUE ISSO SEJA CONSIDERADO NA ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA DE ENSAIOS.


05 – CATEGORIAS E TEMPOS


Infantil – 05 a 10 anos – Tolerância de 30% fora da idade;
Júnior – 11 a 14 anos – Tolerância de 30% fora da idade;
Sênior – 15 a 17 anos – Tolerância de 30% fora da idade;
Adulto – 18 a 49 anos – Tolerância de 30% fora da idade;
Terceira Idade – a partir de 50 anos.

Observação: As tolerâncias são concedidas apenas para CONJUNTOS;

Os grupos poderão apresentar seus trabalhos nos subgêneros solo, duo, trio e conjunto;
– Solos e Variações: tempo até 3 minutos;
– Duos e Pas de Deux: tempo até 4 minutos;
– Trios e Pas de Trois: tempo até 4 minutos;
– Conjuntos: tempo até 5 minutos (a partir de 4 bailarinos).
Não há tolerância no tempo da coreografia. Essa é a minutagem máxima.


06 – GÊNEROS


BALLET CLÁSSICO DE REPERTÓRIO – Coreografias que seguem o repertório criado na época, tanto o figurino quanto as músicas. A escolha da obra deverá ser da escola/cia de dança. A escolha do uso de pontas deverá ser do professor/ensaiador, reconhecendo a qualidade técnica do(a) seu/sua bailarino(a).

BALLET CLÁSSICO – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) utilizando técnica do ballet clássico e músicas clássicas, com ou sem uso de pontas.

BALLET NEOCLÁSSICO – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) utilizando técnica do ballet clássico, podendo ter fusão de outras técnicas, com músicas livres, com ou sem uso de pontas.

CONTEMPORÂNEO – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) que adotem os conceitos da pós-modernidade e trabalhem com pesquisa de movimentos. (Exemplos de técnicas: Graham, Cunningham, Limón).

DANÇAS URBANAS – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) que sigam as diferentes linhas e estilos do gênero como hip hop, freestyle, popping, locking, break e outros.

JAZZ – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) de todas as linhas do gênero (exemplos: lyrical, modern, broadway, etc).

ESTILO LIVRE – Coreografias autorais (criadas pelas escolas, professores e seus coreógrafos) que não se enquadrem nos outros gêneros por apresentar fusões de técnicas.


07 – TAXAS

Valores referentes por bailarino:

INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE MAIO OU ESGOTAREM AS VAGAS:
– Mostra – Para grupos: R$ 35,00; Para trios: R$ 45,00; Para duos: R$ 55,00; Para solos: R$ 65,00;
– Competição – Para grupos: R$ 57,00; Para trios: R$ 67,00; Para duos: R$ 77,00; Para solos: R$ 87,00;

Apenas um coreógrafo será ISENTO DE TAXA (exceto em solos, duos e trios, caso o coreógrafo também seja bailarino);
Para assistentes, diretores e segundo coreógrafo, o valor de inscrição é de R$ 25,00;
O bailarino que dançar mais de uma coreografia NA COMPETIÇÃO terá um desconto de 20% NO VALOR FINAL DE TODAS as suas inscrições. Ex: 1 solo + 1 conjunto = R$144 – 20% = R$115,20


OBRIGATÓRIA A INSCRIÇÃO DE UM ASSISTENTE/DIRETOR PARA ALTERNAR CABINE DE SOM/CAMARINS/COXIA COM O COREÓGRAFO.

O ASSISTENTE NÃO DEVERÁ ESTAR INSCRITO COMO BAILARINO EM OUTROS GRUPOS E DEVERÁ TER UM CONHECIMENTO PRÉVIO DA COREOGRAFIA QUE SERÁ APRESENTADA.

LIMITADA A INSCRIÇÃO DE ATÉ 25 TRABALHOS POR GRUPO/ESCOLA/CIA – SENDO NO MÁXIMO 10 SOLOS; CASO HAJA INTERESSE EM MAIS INSCRIÇÕES, RESPEITARÁ A LISTA DE ESPERA.

AS VAGAS SÃO LIMITADAS E PODEM ENCERRAR A QUALQUER MOMENTO.

Depósito em conta bancária:
Caixa Econômica Federal
Agência: 3387 Operação: 003 Conta Corrente: 1302-0
CNPJ: 18.420.050/0001-93
Lissandra Kátia Rodrigues
PIX – CNPJ – 18.420.050-0001/93

NÃO SERÃO DEVOLVIDOS OS VALORES PAGOS.


08 – PROMOÇÃO #DEUMATCH

Promoção disponível para ganhar 10% de desconto em sua inscrição ao convidar um grupo a também participar. Precisa ser um MATCH entre um grupo que já participa e um que nunca participou:
– Cada grupo, tanto novo quanto antigo, só pode dar MATCH com 1 grupo. Ou seja, desconto restrito a 10%, não é acumulativo;
– O desconto só será aplicado se o grupo novo efetivar sua inscrição;
– Para garantir o desconto, é obrigatório que os 2 grupos preencham o campo da promoção no formulário. Sem o preenchimento, o desconto não será liberado.


09 – COMPONENTES DO JÚRI

Os componentes do Júri não deverão ter qualquer comprometimento profissional direto com escolas, academias ou grupos que se apresentarem no evento;
A divulgação dos vencedores da sessão será feita no mesmo dia, após a finalização das apresentações;
Os responsáveis pelos grupos receberão os comentários em áudio, pelo whatsApp. As notas poderão ser consultadas na secretaria após as premiações;
A divulgação da premiação em dinheiro será anunciada após o término da última sessão de apresentações.


10 – PREMIAÇÕES ESPECIAIS – COREOGRAFIAS INDICADAS PELOS JURADOS


– Premiação de R$ 300,00, para a apresentação DESTAQUE INFANTIL, com média superior a 90, indicado pelos jurados, podendo ser solista ou grupo;
– Premiação de R$ 500,00, para o melhor grupo júnior, com média superior a 90, indicado pelos jurados;
– Premiação de R$ 700,00, para o melhor grupo sênior, com média superior a 90, indicado pelos jurados;
– Premiação de R$ 1.500,00, para o grupo adulto, com média superior a 90, indicado pelos jurados;
– Premiação de R$ 500,00, para o grupo de terceira idade, com média superior a 90, indicado pelos jurados;
– Premiação de R$ 500,00, para o melhor bailarino indicado pelos jurados;
– Premiação de R$ 500,00, para a melhor bailarina indicada pelos jurados;
– Premiação de R$500,00 mais bolsa de estudos no Jopef 2023, para o(a) melhor coreógrafo(a) indicado pelos jurados;
As premiações especiais acontecerão apenas se houver indicação por meio da banca de jurados, sem a obrigatoriedade do evento premiar todas as categorias caso não haja indicados.


11 – CLASSIFICAÇÃO

Os trabalhos serão classificados pela média dos 3 jurados. Receberão o troféu, somente se alcançar as seguintes notas:
– 1º lugar: maior média acima de 9;
– 2º lugar: média imediatamente inferior ao 1º lugar e acima de 8;
– 3º lugar: média imediatamente inferior ao 2º lugar e acima de 7;
Para cada modalidade serão oferecidos troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar.


12 – DISPOSIÇÕES GERAIS

O uso de pulseira de identificação durante o evento é obrigatório para a entrada no teatro, camarins e palco, sendo que o festival só disponibilizará 2ª via mediante pagamento no valor de R$15,00. O uso da pulseira viabiliza também a entrada gratuita do bailarino nas sessões, caso haja disponibilidade na plateia;

Os ingressos serão vendidos a R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia), diretamente com a organização do evento 41 – 99969 8176 Lissandra (exclusivamente pelo whatsapp). Esse valor é referente às sessões de apresentação e são vendidos separados. A venda acontecerá por intermédio do responsável do grupo via nome na lista;

Para as RESERVAS DE INGRESSOS, será solicitado o pagamento antecipado. Caso o pagamento seja realizado via depósito/pix, o envio do comprovante deve ser enviado nesta mesma data;

É de responsabilidade de cada grupo a colocação e retirada de cenário do palco. Ressaltamos que não serão permitidos a utilização de animais vivos, água, fogo, material inflamável ou algum que possa prejudicar o evento ou a apresentação seguinte, sob risco de desclassificação;

Todos os participantes receberão certificados da efetiva participação do evento;

A INSCRIÇÃO SÓ É GARANTIDA APÓS O ENVIO DO FORMULÁRIO, COMPROVANTE DE PAGAMENTO E MÚSICA NOMEADA (nome do grupo E coreografia – ex: Grupo Dance – Stars).


13 – PROGRAMAÇÃO
 

DIA 16/06 (quinta feira) DIA 17/06 (sexta feira) DIA 18/06 (sábado)
08h às 15h Passagem de palco Passagem de palco Passagem de palco
15h30 às 18h Competições de ballet clássico, repertório, neoclássico e dança contemporânea (categorias serão divulgadas após as inscrições) + mostra Competições de jazz infantil + mostra Competições de estilo livre e danças urbanas (categorias serão divulgadas após as inscrições) + mostra
18h30 às
23h
Competições de ballet clássico, repertório, neoclássico e dança contemporânea (categorias serão divulgadas após as inscrições) + mostra Competições de jazz (júnior, sênior e adulto) + mostra Competições de estilo livre e danças urbanas (categorias serão divulgadas após as inscrições) + mostra

As apresentações de MOSTRA poderão escolher o dia e sessão em que querem se apresentar, mediante vaga disponível. A mostra poderá acontecer antes ou após as competições, a critério da organização;

A organização pode alterar as datas das apresentações e competições conforme necessidade, avisando os responsáveis dos grupos com antecedência.


14 – CURSOS


Nesta edição, durante o festival, teremos aulas/workshops de ballet clássico, dança contemporânea, danças urbanas e jazz, em espaço anexo ao teatro, dentro do shopping. As aulas poderão ser adquiridas com valor especial aos participantes do festival.


IMPORTANTE

A retirada dos materiais dos grupos será realizada EXCLUSIVAMENTE das 8h às 15h – Inclusive para grupos que não realizarem a passagem de palco;

Para os grupos participantes da competição, as carteiras de identidade ou certidões de nascimento deverão ser obrigatoriamente apresentadas PELO COREÓGRAFO OU RESPONSÁVEL, na retirada das credenciais. Pedimos que apenas os responsáveis se encaminhem à secretaria do evento;

Recomendamos aos grupos observarem detalhadamente a idade dos integrantes inscritos e o tempo de coreografia. Caso haja alguma divergência, a organização relocará AUTOMATICAMENTE à categoria que se adeque;

Devido a pandemia do COVID-19, a organização respeitará os protocolos e decretos municipais e estaduais vigentes na época de realização. Os requisitos serão divulgados mais próximo da data do evento e será obrigatório o cumprimento dos mesmos. Caso haja mudanças, a organização divulgará o que for necessário via instagram e whatsApp.

Será priorizada a divulgação digital, por isso, a programação será encaminhada via whatsApp. Os grupos receberão o horário aproximado de sua apresentação e poderão comparecer no teatro com 30 minutos de antecedência, evitando aglomerações.


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

O formulário de inscrição estará disponível para preenchimento a partir do dia 07/02/2022.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

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